Thursday, August 25, 2011

Tirar apontamentos para melhor compreender e memorizar

Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da sua avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento da sua utilização.

A leitura e o estudo de textos podem socorrer-se de diversas estratégias que tornem esse processo mais ativo e eficaz. Uma delas consiste em tirar apontamentos. Vejamos algumas vantagens da sua utilização:
- Facilita a concentração na leitura.
- Promove o relacionamento das ideias do(s) texto(s).
- Obriga à identificação das ideias principais.
- Torna a leitura e o estudo mais ativos.
- Facilita a leitura/estudo posteriores.

Como proceder para se tirar apontamentos?
1. Lê-se o texto todo para se apreender o sentido global.
2. Relê-se o texto, tentando identificar as ideias principais, podendo recorrer-se a sublinhados para as assinalar. Poderão ser assinaladas outras ideias que, não sendo principais, também justificam destaque.
3. Registam-se as ideias principais com frases curtas ou palavras-chave e procede-se à sua organização, de forma coerente, através de um texto e respetivos parágrafos ou de um esquema.
4. Relê-se o trabalho, avaliando-se a sua coerência e adequação ao texto lido e, em caso de necessidade, fazem-se correções.

Formas de organizar os apontamentos:
Várias técnicas podem ser utilizadas para organizar os apontamentos, desde textos até esquemas.
Textos:
Quando se opta por se fazer um texto, pode recorrer-se à utilização de:
- títulos e subtítulos;
- letras maiúsculas e letras minúsculas;
- sublinhados de um ou mais tipos;
- cores diferentes para determinados assuntos ou para destacar palavras ou frases;
- caixas em torno de títulos para destacar ideias mais importantes.
Poderá ser deixada uma margem lateral em branco, destinada a permitir anotações em revisões posteriores.
Esquemas:
Os apontamentos podem adotar a forma de esquemas, havendo muitos modelos possíveis, entre os quais:
ESQUEMA DE CHAVETAS

MAPA DE IDEIAS

Outras utilizações dos apontamentos:
Tirar apontamentos pode ser igualmente útil quando se recebe informações oralmente, por exemplo numa aula (normalmente em níveis de ensino mais avançados) ou numa palestra. As sugestões dadas podem facilmente ser adaptadas a essas situações.

Conclusão:
Pelas vantagens que tirar apontamentos traz para a leitura/o estudo e para as revisões posteriores, justifica-se a sua utilização. Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da sua avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento da sua utilização.

Bibliografia:
Wright, A. (1992). How to improve your mind.New York: Cambridge University Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., e Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar, Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.

Armanda Zenhas

Extraído hoje de Educare

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