Sunday, June 03, 2012

Mentes distraídas são capazes de reter mais informação


A equipa de investigação reuniu um grupo de voluntários a quem foi pedido para realizar tarefas simples

2012-05-31
Há pessoas que até se distraem com uma mosca; no entanto, isso não é sinónimo de falta de concentração ou de capacidades. Segundo o estudo publicado recentemente na Psychological Science, pessoas distraídas são mais criativas, porque acumulam mais informação.

Os investigadores Daniel Levinson e Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA e Jonathan Smallwood, do Instituto Max Planck (Suíça) chegaram à conclusão que existe uma relação entre uma memória mais operacional e a tendência do cérebro em dispersar-se quando realiza tarefas diárias.
Para o estudo, a equipa de investigação reuniu um grupo de voluntários a quem foi pedido que realizasse tarefas simples, como premir um botão ao aparecer determinada letra num ecrã ou ao ritmo de cada inspiração de ar. E mediante as actividades em que se dispersavam mais, os investigadores mediam a memória operacional, através da memorização de séries de letras enquanto resolviam problemas matemáticos. Quem se dispersou mais durante os testes obteve melhores resultados na avaliação de memória. A explicação reside no facto de uma área extra do cérebro ser usada quando fazemos contas, usando dois números, mas não pode escrevê-la. Esta capacidade está ligada a medidores de inteligência, tal como o QI.

Segundo Jonathan Smallwood "os resultados sugerem que as actividades rotineiras, como andar de autocarro ou tomar banho é, provavelmente, são realizadas através da memória operacional". E Daniel Levinson explica que "funciona como se a atenção estivesse tão absorvida por outros pensamentos que não sobrasse espaço para recordar o que pretendiam fazer".

Extraído de Ciência Hoje

0 comments: