Estudantes cabo-verdianos que estão a formar-se na Bridjewater Stade University, nos Estados Unidos, dizem que estão a viver um sonho
Bridjewater State Unisersity |
A Universidade, que fica no estado de Massachussets, alberga neste momento um numero considerável número de estudantes cabo-verdianos, muitos dos quais foram de Cabo Verde ao abrigo de um programa de cooperação com a UNICV.
Ontem o primeiro-ministro José Maria Neves visitou a Bridjewater State University e ouviu dos responsáveis da instituição palavras elogiosas em relação aos estudantes cabo-verdianos.
Ao chegar a Bridjewater State University, o primeiro-ministro e restante delegação foram saudados e guiados, em língua cabo-verdiana.
Zita Veiga é um dos estudantes referência da Bridjewater University. Há um ano chegou para fazer um mestrado e as coisas tem corrido melhor do que previa: "Um fazi nha mestrado na educação, um consigui fazel na um anu, e nês momento um sta fazi um certificado pa ensino de inglês como segunda lingua, kel li sta ser um sonho e tanto".
Tal como a Zita, o jovem Nariel Monteiro também se sente realizado pelos lados de Bridjewater: chegou há três anos para fazer uma licenciatura em química, chegou, viu, e está a vencer: "Um sta envolvido também num programa ki mi ê assistente de professor kin ta dâ aula pa alguns alunos li na Bridjewater, por isso um kre fazi nha mestrado li mê".
O actual vice-presidente da instituição, Miguel Gomes, é descendente de cabo-verdianos. E com maior ou menor dificuldade, ainda lá consegue publicitar a sua instituição na língua cabo-verdiana.
Na tarde de segunda-feira José Maria Neves esteve a visitar a Bridjewater State University, e gostou do que viu e ouviu. No fim manteve um encontro com os estudantes cabo-verdianos que estudam na instituição.
fonte: Redacção RCV
0 comments:
Post a Comment