Enquadramento/Contextualização da criação dos blogues educativos no âmbito da unidade curricular de Tecnologia Educativa – Curso de Ciências da Educação – 2º ano – 3º Semestre – Ano Lectivo 2011/12
Por Me. Elisa Silva[1]
9/2/12
No âmbito da unidade curricular de Tecnologia Educativa um dos objectivos específicos e elementos de avaliação consiste na construção de blogues educativos por parte dos estudantes, considerando que têm potencialidades pedagógicas, ou seja, podem ser utilizados como recurso e como estratégia pedagógica. Assim, enquanto recurso pedagógico os blogues podem ser não só um espaço de acesso a informação especializada, mas também, um espaço de disponibilização de informação por parte do professor; enquanto estratégia pedagógica os blogues podem assumir a forma de: um portfólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e, um espaço de integração. Por outro lado, os blogues são essencialmente uma ferramenta que facilita a interacção, visto que podem ajudar estudantes e docentes a comunicar mais e melhor. Além disso, o estudante ao publicar num espaço visível por todos torna-se actor no fenómeno da comunicação global aumentando assim a sua responsabilidade sobre aquilo que quer comunicar ao exterior.
Os estudantes podem explorar os blogues quer como “leitores” (blogue como recurso pedagógico) quer como autores dos mesmos (blogue como estratégia pedagógica). A criação e dinamização de um blogue com intenções educacionais pode e deve ser um pretexto para o desenvolvimento de diversas competências por parte dos estudantes. Sendo assim, quando os estudantes criam blogues, estão a desenvolver competências que associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web, permitem aos mesmos não só a construção activa dos seus próprios conhecimentos, mas também um intercâmbio e uma colaboração mais activa entre eles e os docentes.
Na construção e manutenção do seu blogue, o estudante terá de procurar sites dentro do seu campo de interesse, analisar o seu conteúdo, averiguar da veracidade e credibilidade dos sites a inserir no seu blogue. Assim, cria-se uma comunidade de aprendizagem em torno de um tema que interessa a todos os membros, multiplicando as possibilidades de se encontrar mais soluções ao possibilitar a intervenção e o diálogo com mais pessoas.
Considerando as razões acima apresentadas e, com o objectivo de promover uma aprendizagem activa por parte dos estudantes do curso de Ciências da Educação (2º ano), e de tornar as aulas mais dinâmicas e interactivas, a docente da referida disciplina (Elisa Silva) lançou um desafio aos mesmos no sentido de criarem blogues educativos (o docente Olavo Bilac Cardoso) deu um grande apoio para a concretização desta actividade) e, que os apresentassem aos estudantes dos outros cursos assim como a outros docentes com o objectivo de divulgarem as potencialidades pedagógicas dos mesmos. A apresentação dos blogues educativos teve lugar no dia 01/02/12, das 16:00 horas às 18:00 horas, na sala 1, do DCSH – S. Vicente. Alguns blogues destacaram-se, mas de uma forma geral, todos os estudantes criaram os seus blogues com muito entusiasmo e dinamismo, e afirmaram que aprenderam muito, e que iriam continuar a desenvolvê-los.
Elaboração de Blogs
Por Me. Olavo Bilac Cardoso[2]
9/2/12
A actividade de construção dos blogs foi relativamente simples, graças aos blog pré concebidos fornecidos pelos servidores como o Google sites, o Blogspot, entre muitos outros. Começámos por uma introdução teórica, embora as aulas tivessem sido eminentemente práticas, visavam dar a conhecer um historial breve dos sites e blogs, destacando as diferenças e funcionalidades de cada um.
Foram quatro sessões organizadas de seguinte modo: a primeira, no dia 23 de Novembro de 2011, dedicada a aspectos teóricos de iniciação aos blogs e sites, seguidos do cadastro e criação de blogs individuais ou em grupo. Preferimos os blogs para privilegiarmos a interacção comunicativa. Ainda nesta sessão foram introduzidas noções de blogging, blogger, posting, background, theme, gadget, etc., sem as quais não seria possível compreender a dinâmica e as várias funcionalidades oferecidas pelo blogspot. Como frisei, muitas outras ferramentas de publicação online poderiam ter sido escolhidas, optámos pelo blogspot porque o espaço do professor encontra-se alojado nesse servidor do Google. Os alunos trabalharam em grupo de dois e alguns blogs ficaram construídos. A segunda sessão, no dia 30 de Novembro de 2011, foi dedicada ao desenvolvimento gráfico e enriquecimento dos conteúdos temáticos relacionados com a cadeira de Tecnologia Educativa, ministrada pelo professora Elisa Silva. Pesquisaram blogs e sites temáticos, por exemplo o site Educar e o seu espaço dedicado à TE, alguns blogs de professores como o Son di Santiagu, entre muitos outros. Os alunos que não conseguiram, por múltiplas razões, construir o seu blog foram apoiados pelos docentes e pelos colegas com mais experiência. A terceira sessão, no dia 11 de Janeiro de 2012, teve como objectivo a conclusão dos trabalhos e uma avaliação do esforço geral. A quarta e última sessão ocorreu no dia 1 de Fevereiro e foi para dar a conhecer o trabalho desta turma à comunidade académica, no sentido de incentivar estudantes de outros cursos a terem a mesma iniciativa.
Segue, em anexo, a lista de todos os blogs construídos, com destaque para os que foram melhores elaborados, tanto do ponto de vista da apresentação, como do conteúdo. Levou-se em consideração o tempo empregue no trabalho, dedicação que se evidenciou nos resultados conseguidos. Os blogs deveriam relacionar-se com a temática da cadeira:
- www.allan.blogspot.com;
- www.eltonsequeira.blogspot.com;
- www.cantinhosazau2011.blogspot.com;
- www.Ronystart.blogspot.com
Para concluir, devo frisar que foi a primeira iniciativa de género na DCSH-SV e fazemos votos que muitas outras possam vir a acontecer no futuro próximo. Foi de facto motivador e gratificante ver o interesse dos estudantes, empenhados na construção de uma ferramenta interactiva de partilha de informação, conhecimento à distância, que lhes será útil mesmo depois das suas formações académicas.
Anexo
[3]
[1] Professora de Tecnologias Educativas e coordenadora do curso de Ciências da Educação, na DCSH-SV.
[2] Professor das Literaturas anglófona e lusófona, coordenador do curso de Inglês, no DCSH-SV. Responsável pela cobertura fotográfica e fotomontagem.
[3] O asterisco indica os melhores trabalhos.
0 comments:
Post a Comment