Wednesday, February 15, 2012

Formação conjunta em Tecnologia Educativa

Enquadramento/Contextualização da criação dos blogues educativos no âmbito da unidade curricular de Tecnologia Educativa – Curso de Ciências da Educação – 2º ano – 3º Semestre – Ano Lectivo 2011/12

Por Me. Elisa Silva[1]
9/2/12
 

clip_image002[4]No âmbito da unidade curricular de Tecnologia Educativa um dos objectivos específicos e elementos de avaliação consiste na construção de blogues educativos por parte dos estudantes, considerando que têm potencialidades pedagógicas, ou seja, podem ser utilizados como recurso e como estratégia pedagógica. Assim, enquanto recurso pedagógico os blogues podem ser não só um espaço de acesso a informação especializada, mas também, um espaço de disponibilização de informação por parte do professor; enquanto estratégia pedagógica os blogues podem assumir a forma de: um portfólio digital, um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e, um espaço de integração. Por outro lado, os blogues são essencialmente uma ferramenta que facilita a interacção, visto que podem ajudar estudantes e docentes a comunicar mais e melhor. Além disso, o estudante ao publicar num espaço visível por todos torna-se actor no fenómeno da comunicação global aumentando assim a sua responsabilidade sobre aquilo que quer comunicar ao exterior.

clip_image004[4]
Os estudantes podem explorar os blogues quer como “leitores” (blogue como recurso pedagógico) quer como autores dos mesmos (blogue como estratégia pedagógica). A criação e dinamização de um blogue com intenções educacionais pode e deve ser um pretexto para o desenvolvimento de diversas competências por parte dos estudantes. Sendo assim, quando os estudantes criam blogues, estão a desenvolver competências que associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web, permitem aos mesmos não só a construção activa dos seus próprios conhecimentos, mas também um intercâmbio e uma colaboração mais activa entre eles e os docentes.
Na construção e manutenção do seu blogue, o estudante terá de procurar sites dentro do seu campo de interesse, analisar o seu conteúdo, averiguar da veracidade e credibilidade dos sites a inserir no seu blogue. Assim, cria-se uma comunidade de aprendizagem em torno de um tema que interessa a todos os membros, multiplicando as possibilidades de se encontrar mais soluções ao possibilitar a intervenção e o diálogo com mais pessoas. 

Considerando as razões acima apresentadas e, com o objectivo de promover uma aprendizagem activa por parte dos estudantes do curso de Ciências da Educação (2º ano), e de tornar as aulas mais dinâmicas e interactivas, a docente da referida disciplina (Elisa Silva) lançou um desafio aos mesmos no sentido de criarem blogues educativos (o docente Olavo Bilac Cardoso) deu um grande apoio para a concretização desta actividade) e, que os apresentassem aos estudantes dos outros cursos assim como a outros docentes com o objectivo de divulgarem as potencialidades pedagógicas dos mesmos. A apresentação dos blogues educativos teve lugar no dia 01/02/12, das 16:00 horas às 18:00 horas, na sala 1, do DCSH – S. Vicente. Alguns blogues destacaram-se, mas de uma forma geral, todos os estudantes criaram os seus blogues com muito entusiasmo e dinamismo, e afirmaram que aprenderam muito, e que iriam continuar a desenvolvê-los.

Elaboração de Blogs


Por Me. Olavo Bilac Cardoso[2]
9/2/12
clip_image008[4]A actividade de construção dos blogs foi relativamente simples, graças aos blog pré concebidos fornecidos pelos servidores como o Google sites, o Blogspot, entre muitos outros. Começámos por uma introdução teórica, embora as aulas tivessem sido eminentemente práticas, visavam dar a conhecer um historial breve dos sites e blogs, destacando as diferenças e funcionalidades de cada um. 

Foram quatro sessões organizadas de seguinte modo: a primeira, no dia 23 de Novembro de 2011, dedicada a aspectos teóricos de iniciação aos blogs e sites, seguidos do cadastro e criação de blogs individuais ou em grupo. Preferimos os blogs para privilegiarmos a interacção comunicativa. Ainda nesta sessão foram introduzidas noções de blogging, blogger, posting, background, theme, gadget, etc., sem as quais não seria possível compreender a dinâmica e as várias funcionalidades oferecidas pelo blogspot. Como frisei, muitas outras ferramentas de publicação online poderiam ter sido escolhidas, optámos pelo blogspot porque o espaço do professor encontra-se alojado nesse servidor do Google. Os alunos trabalharam em grupo de dois e alguns blogs ficaram construídos. A segunda sessão, no dia 30 de Novembro de 2011, foi dedicada ao desenvolvimento gráfico e enriquecimento dos conteúdos temáticos relacionados com a cadeira de Tecnologia Educativa, ministrada pelo professora Elisa Silva. Pesquisaram blogs e sites temáticos, por exemplo o site Educar e o seu espaço dedicado à TE, alguns blogs de professores como o Son di Santiagu, entre muitos outros. Os alunos que não conseguiram, por múltiplas razões, construir o seu blog foram apoiados pelos docentes e pelos colegas com mais experiência. A terceira sessão, no dia 11 de Janeiro de 2012, teve como objectivo a conclusão dos trabalhos e uma avaliação do esforço geral. A quarta e última sessão ocorreu no dia 1 de Fevereiro e foi para dar a conhecer o trabalho desta turma à comunidade académica, no sentido de incentivar estudantes de outros cursos a terem a mesma iniciativa. 

clip_image010[4]Segue, em anexo, a lista de todos os blogs construídos, com destaque para os que foram melhores elaborados, tanto do ponto de vista da apresentação, como do conteúdo. Levou-se em consideração o tempo empregue no trabalho, dedicação que se evidenciou nos resultados conseguidos. Os blogs deveriam relacionar-se com a temática da cadeira:
Para concluir, devo frisar que foi a primeira iniciativa de género na DCSH-SV e fazemos votos que muitas outras possam vir a acontecer no futuro próximo. Foi de facto motivador e gratificante ver o interesse dos estudantes, empenhados na construção de uma ferramenta interactiva de partilha de informação, conhecimento à distância, que lhes será útil mesmo depois das suas formações académicas.

Anexo

clip_image012[4][3]
 

[1] Professora de Tecnologias Educativas e coordenadora do curso de Ciências da Educação, na DCSH-SV.
[2] Professor das Literaturas anglófona e lusófona, coordenador do curso de Inglês, no DCSH-SV. Responsável pela cobertura fotográfica e fotomontagem.
[3] O asterisco indica os melhores trabalhos.

0 comments: